O mercado de transferência destina-se à venda de jogadores de futebol entre os concorrentes do 11x11.
É necessário possuir pelo menos o nível 3 para comprar e vender jogadores no mercado de transferência.
1.1 Colocação de jogador de futebol para transferência
A colocação de um jogador de futebol no mercado de transferência faz-se através do perfil de jogador de futebol (“Put on transfer” / "ir a transferência").
Para posicionar o pedido de transferência do mercado deve-se especificar o preço inicial, ou seja, o montante mínimo para o qual deseja vender o jogador. Esse montante apenas pode ser atribuído entre os limites de metade (0,5x) e o dobro (2x) do preço nominal do jogador de futebol (do preço que consta no perfil do jogador).
1.2 Negociações
As negociações começam a partir da primeira licitação.
A primeira licitação é igual ao preço inicial, mais a taxa de licitação (10%, 20%, 30%). Em cada nova licitação, o comprador pode aumentar a sua oferta em 10%, 20% ou 30%.
Durante a confirmação da licitação devem estar presentes duas condições:
1. O valor da licitação não pode exceder a quantidade de dinheiro que o comprador tem à sua disposição.
2. O comprador deve ter disponível o lugar para o jogador de futebol que tenta compra, ou seja, mesmo antes do início do leilão, deverá ter um número de jogadores inferiores ao limite máximo do plantel.
O jogador de futebol colocado nas transferências fica com este estatuto durante uma semana. Se entretanto não for feita qualquer licitação, ao fim dessa semana, o jogador desaparece da lista de transferência. Durante este período, o vendedor pode retirar a qualquer a qualquer momento o seu jogador das transferências.
Após a primeira licitação o vendedor deixa de poder remover o jogador de futebol do mercado de transferência, e neste momento começam as negociações.
O mínimo tempo de negociação mínimo é de 1 hora. Caso não hajam outras propostas dentro desta hora, então, o jogador será vendido pelo preço inicial.
Se forem feitas outras licitações, então cada nova licitação prolonga o tempo de retenção do jogador de futebol nas negociações por mais 5 minutos, que são adicionados automaticamente ao tempo do termo das negociações. Por exemplo, a primeira licitação foi feita às 14h, o tempo do final das negociações é estabelecida para as 15h. Depois de 4 licitações subsequentes, o termo final será às 15h20, após mais uma licitação, o prazo será estabelecido em 15h25, e por aí adiante.
Se no momento da conclusão das negociações, por alguma razão a transferência é inviabilizada, por exemplo, mostrou dinheiro insuficiente e / ou não há lugares vagos no plantel (por exemplo, até a hora do fim do leilão vendedor gastou dinheiro em agente livre), então a licitação máxima é retirada, e ao tempo de negociação é dada mais 1 hora.
1.3 Fim das Negociações
Após o final das negociações, o jogador de futebol passa para o participante que apresentou a melhor proposta. Neste caso do comprador é retirado a soma total da compra, enquanto o vendedor obtém os dividendos tendo em conta as seguintes limitações:
sem scout – recebe até 2x o valor nominal do jogador (se a proposta de venda for superior, o remanescente será descontado)
Scout 1 – até 3x o valor nominal do jogador;
Scout 2 - até 4x o valor nominal do jogador;
Scout 3 - até 5x o valor nominal do jogador
Estas limitações são introduzidas para evitar a transferência de grandes somas de um participante para outro através de transferências simuladas.
Outras limitações
O jogador não pode ser colocado novamente no mercado de transferências no prazo de uma semana após a data da sua aquisição (limitação técnica).
É proibido o uso de operações de transferências de jogadores para a transferência de dinheiro de jogo ("a regra do jogo honesto").
Pantagruel